Preocupado com PIB, governo prepara ‘pacotão’ para estimular consumo e produtividade - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Preocupado com PIB, governo prepara ‘pacotão’ para estimular consumo e produtividade

Por: Elite FM
Publicado em 22/05/2019
img
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes: preocupação com baixo crescimento leva governo a preparar pacote de medidas macroeconômicas.| Foto: Carolina Antunes/PR/Gazeta do Povo

Com a economia correndo o risco de crescer somente 1% neste ano, repetindo o desempenho fraco dos anos anteriores, a equipe econômica do governo Bolsonaro teve de se render às medidas microeconômicas. O governo já anunciou uma medida provisória para diminuir a burocracia aos empreendedores e agora estuda lançar uma série de ações para aumentar a produtividade e estimular ao consumo. A primeira grande ação na área microeconômica foi a medida provisória (MP) da Liberdade Econômica. Trata-se de um conjunto de regras e normas que diminuem a burocracia para quem quer abrir ou manter uma atividade de baixo risco, como uma papelaria. O empreendedor, por exemplo, não precisará mais de alvará e licenças para abrir o seu negócio de baixo risco. Também está em fase final de elaboração um pacote de estímulo à produtividade. Esse pacote está sendo desenhado pela Secretaria de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia e engloba medidas para desburocratizar regras obrigatórias do setor produtivo, reformulação do eSocial e vouchers para qualificação profissional. Outra medida em estudo é a regulamentação de uma nova modalidade de crédito, chamada de hipoteca reversa. Até mesmo fórmulas antigas, usadas no governo Temer, devem ser repetidas. É o caso da autorização para saque das contas do FGTS e para resgate dos recursos do fundo do Pis/Pasep. Ambas as medidas estão em estudo e objetivo é injetar bilhões de reais na economia.


Fonte: Gazeta do Povo