26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão – Insuficiência renal é uma das principais complicações da pressão alta - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão – Insuficiência renal é uma das principais complicações da pressão alta

Por: Elite FM
Publicado em 26/04/2019
img
Imagem:www.iped.com.br

 Apesar de ser a doença a crônica mais prevalente no país e uma das principais causas de morte na população, a hipertensão é subestimada pelos pacientes. Dados do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, há mais de 30 milhões de hipertensos, só que apenas 10% dessas pessoas fazem o controle adequada da doença. Tecnicamente a pressão altiva é chamada de hipertensão e ocorre quando os vasos por onde o sangue circula tornam-se estreitos, fazendo com que o coração faça o bombeamento do sangue com mais força e velocidade. O dia 26 de abril é marcado pela conscientização mundial de combate à hipertensão que pode ser ponte para doenças ainda mais graves, como acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14/9.Os sintomas são variados e geralmente aparecem quando o quadro está avançado. Portanto é fundamental estar atento aos seguintes sinais: - Falta de ar;- Fortes dores de cabeça;- Zumbido no ouvido;- Tontura;- Dores no peito;- Visão borrada. Uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, com baixos níveis de sal e açúcar, a prática regular de exercícios físicos, abolir o hábito do tabagismo e a realização de exames periódicos são relevantes para prevenir e controlar a doença.  A hipertensão arterial é uma das principais causas da insuficiência renal no mundo. Isso ocorre porque, com a elevação da pressão, as artérias e arteríolas renais são acometidas resultando em perda progressiva de uma das principais funções do órgão, a de expelir resíduos do organismo. 


Fonte: Thaís Cavalcante –www.bvw.global.com

Fonte das fotos: Imagem:www.iped.com.br